Dentre as opções atuais de viajar mais econômico, uma forma muito popular de transporte aéreo são os voos charter, por garantirem comodidade a custos abaixo dos vôos tradicionais. Um voo charter é aquele que é feito através do aluguel de avião operado por uma companhia aérea mas que não requer a regularidade de horários e rotas dos voos tradicionais.

Devido a sua consolidação no mercado como um serviço de custo-benefício vantajoso, as companhias aéreas passaram a expandir cada vez mais suas ofertas de charters e muitos delas mantêm um calendário de voos constantes, garantindo lugares em qualquer época do ano e assim, permitindo que seus clientes possam desfrutar as maravilhas do mundo a um custo reduzido. Existem, ainda, companhias aéreas que trabalham somente com este tipo de voo, o que colabora ainda mais para o aumento da oferta.

Por esta razão, empresas e cliente individuais escolhem contratar um voo charter, ou seja, o aluguel de avião de uma companhia aérea regular para voos especiais, segundo suas necessidades. O voo charter é frequentemente utilizado por agências de turismo, que compram todas as passagens de uma determinada aeronave com um destino turístico de seu interesse e as revende a outros passageiros (seus clientes), realizando, portanto, um voo particular para um grupo em especial.

Normalmente, as operadoras informam os horários do voo com uma semana de antecedência e os passageiros comparecem ao aeroporto do qual o voo irá decolar e também onde recebem os tickets (bilhetes). Da mesma forma, para o retorno, a data e horário de decolagem são informados com antecipação de cerca de 72 horas antes do vôo.

Este tipo de aluguel de avião também tem boa aceitação entre grupos e clientes particulares, como por exemplo, estudantes ou congressistas de eventos realizados em outras cidades ou países, grupos de atletas ou ainda de artistas, dentre outros, pois desta forma, o investimento total da viagem acaba sem compensador e eles têm uma nave particular à sua disposição para poder trasladar com maior comodidade a bagagem e equipamentos necessários para suas respectivas atividades.

Em termos de comodidade, este tipo de voo, via de regras, além da passagem aérea, já inclui os custos de hotel e os traslados entre hotel e o aeroporto. Para o aluguel na categoria charter, as companhias costumam disponibilizar aeronaves de porte mediano, como o popular bimotor Boeing 737 e o Airbus 320. Contudo, também são usadas aeronaves executivas menores ou aeronaves para distâncias maiores como o Airbus 330-340 e o Boeing 767, dependendo do caso, do tamanho do grupo e de suas necessidades.

Na maioria deste tipo de voo, não existe um serviço de bordo, como almoço, café, lanche ou jantar durante a viagem, mas todos devem existir comissários de bordo. Uma desvantagem do aluguel de avião em voo charter é que é necessário completar a lotação para que ele realmente decole. O aluguel de avião para a realização de voos charter de turista para destinos de alta demanda também é muito benéfico para as companhias aéreas, seja em ou alta ou baixa temporada.