A Declaração IRPF 2022 não é um processo difícil de ser feito, por ser obrigatório as pessoas acabam se preocupando muito. Entenda como fazer a declaração IRPF 2022 de forma correta e evite problemas com a malha fina.
Todo ano as pessoas físicas e jurídicas devem fazer a declaração do imposto de renda. As informações presentes nesse artigo mostram as orientações para que as pessoas físicas possam realizar a declaração de forma correta.
O imposto de renda pessoa física é o imposto federal brasileiro que incide sobre todas as pessoas que ganharam acima de um valor determinado para o exercício vigente. Essas pessoas que estão obrigadas a fazer a declaração possuem prazos determinados para isso.
O IRPF 2022 incide sobre as pessoas físicas, essa incidência varia de acordo com a renda de cada um. Existem alíquotas variáveis que são aplicadas para determinar a incidência de contribuição.
Quem deve fazer a Declaração?
Não são todas as pessoas que são obrigadas a fazer a declaração, é necessário entender quem deve declarar imposto de renda 2022. A partir daí você saberá se encaixa nos requisitos obrigatórios ou não.
Os valores são estabelecidos pela Receita Federal do Brasil, para o ano de 2022 esse órgão público ainda não trouxe as atualizações de valores. Iremos nos basear nas informações referentes ao exercício anterior para que você tenha conhecimento sobre quem está obrigado a declarar esse imposto.
Assim que as informações de 2022 forem publicadas, iremos atualizar.
Como fazer a Declaração IRPF 2022?
No ano anterior a declaração começou a ser entregue no mês de março, para 2022 os prazos ainda não foram divulgados pela Receita Federal do Brasil. Enquanto isso, as pessoas físicas devem ir se organizando para fazer a declaração correta.
As dúvidas sobre como fazer a declaração imposto de renda 2022 é muito comum. Para isso, indicamos que você utilize o máximo de informações possíveis para poder realizar o procedimento de forma correta.
Comece instalando o programa da Receita Federal para que a declaração possa ser feita. Nesse programa você encontra todas as informações e detalhes que a declaração deve conter.
Se você se encaixa na obrigatoriedade de fazer a declaração, se organize e faça de forma correta para que você possa evitar qualquer problema, principalmente relacionado a malha fina.
Você pode consultar a sua situação fiscal por meio do ECAC Receita Federal.